domingo, 5 de agosto de 2012

PORQUE o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha. E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça, E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo. E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo. E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros. E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um. Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um. E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família, Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Rm 9:21;
Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mt 20:1-16
Creio que estamos vivendo os últimos dias sobre a face da Terra. Em breve tudo irá terminar. Os sinais mostram claramente que estamos pertos do fim. O dia está se pondo, em breve a noite virá.
A parábola que lemos nos leva a avaliarmos a importância da fé , espera e compromisso com Deus.
Os judeus contam as horas de forma diferente da nossa. A primeira hora é as 6:00 da manhã , a terceira hora as 9:00 e assim por diante. Logo a undécima hora é as 17:00 e alguns afirmam que nessa parábola o sentido era de poucos minutos antes da última hora do dia, pois o sol irá se por às 18:00.
A bíblia nos diz que o Vinhateiro, o Senhor da Vinha, veio a primeira hora e encontrou trabalhadores na praça e os contratou. Veio a terceira hora do dia e fez o mesmo. Assim também na hora sexta e na nona. É comum ainda hoje ter trabalhadores aguardando em determinados locais que alguém venha e os contrate. Eles estavam na praça. Eu chamo essa praça de a praça da espera.
Quantos hoje ainda estão na praça da espera como aqueles trabalhadores estavam. Estão aguardando a chamada do Senhor da Vinha. Desejam trabalhar na obra do Senhor mas ainda não houve a chamada. Você saiu de sua casa, foi para a praça e está aguardando ser chamado para trabalhar em sua obra.
Creio que os trabalhadores da primeira hora assim como da terceira e nona são trabalhadores que foram chamados por Deus, mas que também tiveram oportunidades extras para já estarem trabalhando. Deus assim os proporcionou, seja por questão política, paternalismo ou outro similar de estarem desde cedo trabalhando na sua Vinha.
O interessante nessa passagem é que no versículo seis o Vinhateiro pergunta: O que estais fazendo aqui o dia todo? Isso indica que eles estavam na praça desde bem cedo , mas não foram chamados. O Vinhateiro os via, sabia que estavam lá, mas não era a hora de chamá-los. Deus não despreza a ninguém, muito menos se esquece. Ele jamais te abandonará. Apenas não era a hora deles entrarem para a Vinha. Deus tem hora para tudo. A bíblia diz em Eclesiastes 3:1 "TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu".
Tem o tempo de Deus para todas as coisas e creio que o Senhor está fazendo sua última chamada antes do arrebatamento. Essa última chamada é para os trabalhadores da undécima hora. São trabalhadores que estão esperando em Deus para serem usados com fervor nos corações e uma chama que está queimando suas almas. Eles não se preocupam com o que outros vão pensar mas seguem a fazer o que o Vinhateiro tem ordenando que seja feito. É a última hora. É o momento final. Precisamos trabalhar. Em breve o sol irá descer, a noite virá e nada mais poderá ser feito.
O texto nos mostra que o Senhor da vinha assalariou a todos de igual forma, tanto os que trabalharam o dia inteiro como os que foram na última hora. Parece estranho quando avaliamos com nossas mentes humanas e de forma superficial o texto. No entanto pelo que vimos sabemos que os trabalhadores que entraram por último estavam o dia inteiro esperando a oportunidade. Eles queriam trabalhar e viram o Vinhateiro contratando outros mas ficavam ainda na praça. De uma forma singular desejo conduzir o leitor a ver essa cena: Eles viram o Vinhateiro chegar as seis da manhã, as nove e assim por diante. Ficaram esperando. Trazendo aos nossos dias estavam com fé esperando em Deus a resposta. Sabiam que não poderiam voltar para casa. Para onde iriam se somente ali estaria a resposta. Pedro certa feita disse: "Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna". João 6:68. Eles precisavam ter um encontro com o Vinhateiro. Precisavam ser contratados. Suas vidas seriam mudadas. Anseavam por isso e tiveram pelo menos cinco características que um trabalhador da obra de Deus precisa ter: fé, esperança, paciência, perseverança e obediência. Sem isso não poderão ser usados na obra de Deus. Sem isso não seriam contratados. A bíblia diz no verso seis: Que estão fazendo? Perguntou o Senhor da Vinha. Deus hoje te pergunta o mesmo: O que estás fazendo? O que estás fazendo com a vida que Eu te dei? Quanto custa o que Eu te dei? O que estás fazendo com tudo isso? Se por infelicidade você perdesse uma parte de seu corpo, seja um braço, um olho, uma perna, quanto custaria para repor e se isso for possível pois em alguns casos não é questão financeira, simplesmente não é possível. Quanto você vale? Satanás disse a Deus em Jó 2:4: “Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.” Qual o valor você tem? O que está fazendo com tudo o que Deus te deu? Que estás fazendo? Foi a pergunta do Vinhateiro.
Esses trabalhadores da undécima hora receberam o mesmo salário dos demais, não porque trabalharam o mesmo tempo, mas porque em uma hora fizeram mais do que outros o dia inteiro. Eles sabiam dos desejos do Vinhateiro. Estavam esperando na praça. Aguardando até a última hora. Trazendo aos nossos dias muitos estão esperando na praça, aguando em Deus a chamada. Satanás muitas vezes irá chegar a você para lhe tentar, pois essa espera não é questão de minutos ou horas , mas de dias, meses, anos, décadas. Ele chegará a você para o tentar. Dirá: Deus já esqueceu de você. Vê aquele? Foi chamado mas você foi deixado de lado. Olha o Vinhateiro. Ele viu você mas nem falou contigo. Ele te despreza. Ele não te ama. Satanás fará de tudo para você desistir. Não desista! Creia! Paulo escreve: “...fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. I Corintios 10:13 Paulo diz: “...porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia”. II Timóteo 1:12 Jó fala: “Porque eu sei que o meu Redentor vive...” Jó 19:25. Deus nunca falha, nunca se esquece, nunca muda, não o abandona ainda que outros de te deixem: “Não te deixarei, nem te desampararei...” Hebreus 13:5. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. Hebreus 13:8. Creia! Duvide dos outros mas não duvide de Deus. Há uma hora de Deus para sua vida. O Vinhateiro irá chegar e Ele está vindo. Você está na praça, a praça da espera. O dia está se findando, o sol declina e já é quase noite. Então você o vê. Ele está vindo em sua direção. É a hora final. Falta pouco para o dia terminar. O sol está se pondo, a noite se aproxima, tudo irá terminar. Você o vê caminhando em sua direção. Ele está sorrindo para você. É o Senhor da Vinha, o Vinhateiro. Ele está vindo em sua direção. Seu coração se enche de alegria. É a sua hora, é o seu momento, é a hora de Deus para você. Tudo vai mudar. Sua vida será mudada. Seus sonhos e projetos em Deus acontecerão. Porque aonde Jesus chega tudo muda. Ele vem em sua direção. Seu coração bate mais depressa. Você está alegre, é momento de Deus em sua vida e Ele então diz: vem trabalhar em minha Vinha.
O reformador suíço Oecolampd certa vez disse: “Uns poucos pregadores bons e fervorosos produziriam maior impacto no ministério cristão do que um a multidão de homens mornos”. Deus quer vidas comprometidas com Ele nesses últimos dias. Vidas que estão sendo derretidas pelo calor da espera de um dia inteiro em uma praça. Como a prata purificada e que pode espelhar a face o do ourives após ficar pronta, assim o Senhor deseja ver Sua face sendo refletida em nós. Disse Jesus: “Vós sois a luz do mundo...” Mateus 5:14. Creio que o Senhor da Vinha está recrutando um grande exército nesses últimos dias. É a última chamada. Em breve o sol irá se por e tudo irá terminar.
Se falharmos o mundo é quem perde. Somos os únicos instrumentos de Deus.
Muitas vezes pensamos porque nossas vidas dão tantas voltas e tantas coisas nos acontecem e parece estar tudo errado, mas não está. Se você busca a vontade de Deus e está dando voltas pode estar certo que o Senhor está te recortando como uma peça para um quebra cabeça e ao seu tempo Ele te colocará em seu devido lugar. Ao olhar ao redor entenderá o porque de tantas coisas terem te acontecido, pois Deus estava te preparando para ser usado naquele lugar, daquela forma, naquele tempo e ao seu modo. Aleluia!
Jesus em breve voltará. Que o Senhor use essas simples palavras para chamar você a ser um desses trabalhadores da última hora, é a minha oração.
Deus te abençoe.
Ev. Jeferson Keidann

Nenhum comentário:

Postar um comentário